COVID-19 e diabetes

publicado em

A pandemia de COVID-19 interrompeu a rotina diária de milhões de pessoas na região e tornou a doença mais difícil de controlar.

A pandemia de COVID-19 interrompeu a rotina diária de milhões de pessoas na região e tornou a doença mais difícil de controlar. Menos pessoas compareceram a unidades de saúde para consultas de acompanhamento devido a medidas de permanência em casa, medo de infecção pelo novo coronavírus e interrupções nos serviços de saúde. Uma pesquisa recente da OPAS/OMS documentou que mais da metade dos países nas Américas relataram que os serviços de gerenciamento de diabetes e suas complicações foram interrompidos durante a pandemia de COVID-19, com acesso limitado a medicamentos e tecnologias essenciais.


"Muitas pessoas podem não estar recebendo seus medicamentos para diabetes ou podem não ter acesso aos cuidados de que precisam para controlar sua doença, o que é muito preocupante, visto que aqueles que vivem com diabetes correm maior risco de desenvolver formas graves de COVID-19", disse Anselm Hennis, diretor do Departamento de Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da OPAS.

A OPAS pediu aos países para que garantam o tratamento da diabetes totalmente disponível aos pacientes durante a pandemia. Isso pode significar oferecer atendimento fora dos ambientes tradicionais, utilizando soluções digitais de saúde, disseminando informações e aproximando o atendimento da população por meio de agentes comunitários de saúde. A insulina também deve permanecer acessível para aqueles que precisam dela.

A Organização também chamou os profissionais de saúde - incluindo enfermeiras - para garantir que as pessoas com diabetes entendam seu risco e tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, informações e ferramentas para controlar sua doença. A OPAS também pediu às pessoas que vivem com a enfermidade que controlem sua doença mantendo-se ativas, alimentando-se de forma saudável e monitorando sua condição, especialmente durante a pandemia.

“Embora muitos possam ter medo de visitar uma clínica, agora não é o momento de pular as visitas de monitoramento da diabetes”, afirmou a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne. “As pessoas ainda podem obter os cuidados de que precisam e suas prescrições, mas devem se lembrar de praticar o distanciamento físico, lavar as mãos com frequência e usar máscaras”, observou.

Desacelerando a progressão da diabetes

O sobrepeso e a obesidade, que afetam mais de 60% dos adultos da região, estão fortemente associados à diabetes, uma doença crônica progressiva caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. A diabetes tipo 2 - responsável pela maioria dos casos globais e em grande parte devido ao peso corporal excessivo, dieta não saudável e sedentarismo - está aumentando em todo o mundo. Desde 1980, o número de pessoas com diabetes tipo 2 na região triplicou.

As complicações da diabetes podem ser evitadas por meio de um melhor tratamento e qualidade do atendimento. A doença pode ser prevenida por meio de políticas fiscais e de saúde, legislação, mudanças ambientais e conscientização pública para prevenir fatores de risco, incluindo obesidade, alimentação não saudável e estilos de vida sedentários.

Exemplos dessas intervenções são impostos sobre bebidas açucaradas, proibição da publicidade de alimentos ultra processados para crianças, rotulagem frontal dos alimentos para informar os consumidores sobre alto teor de sal, açúcar e gordura e promoção de espaços recreativos seguros e acessíveis para encorajar uma vida ativa. Uma dieta saudável e 30 minutos de atividade física moderada todos os dias podem reduzir a probabilidade de crianças e adolescentes ficarem acima do peso.

Como parte do Plano de Ação Global para a Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis, a OPAS apoia os países da região nos esforços para reduzir as complicações relacionadas à diabetes e à mortalidade prematura. A Organização também ajuda os países a comprarem medicamentos para tratar a enfermidade a preços acessíveis, reduzindo os custos associados ao tratamento.

Fonte: https://www.paho.org/pt/noticias/12-11-2020-opas-pede-por-melhoria-no-controle-da-diabetes-para-evitar-complicacoes-e-covid

Outras notícias

  • O impacto do coronavírus nas doenças cardiovasculares

    publicado em

    De acordo com o American College of Cardiology, que lançou um boletim para orientar os profissionais de saúde quanto ao assunto, dentre os pacientes hospitalizados pelo novo coronavírus, 50% possuíam doenças crônicas sendo que 40% possuíam doença cardiovascular ou cerebrovascular.

"-- SEO4AJAX --" "seo4ajax Access"

"-- SEO4AJAX --" "Init" {"hubsSlug":"siemens-healthineers","regionsSlug":"ww","languagesSlug":"pt","newsSlug":"upload-only"}

"-- SEO4AJAX --" "Normalization A" {"hubsSlug":"siemens-healthineers","regionsSlug":"ww","languagesSlug":"pt","newsSlug":"upload-only"} 200 "https://campus.meplis.com/siemens-healthineers/ww/pt/news/upload-only"

"-- SEO4AJAX --" "Normalization B" {"hubsSlug":"siemens-healthineers","regionsSlug":"ww","languagesSlug":"pt","newsSlug":"upload-only"} 200 "https://campus.meplis.com/siemens-healthineers/ww/pt/news/upload-only"

"-- SEO4AJAX --" "Timeout: " 5 " seconds"

"-- SEO4AJAX --" "$window.onCaptureReady Called" 200 "https://campus.meplis.com/siemens-healthineers/ww/pt/news/upload-only"

"-- SEO4AJAX --" "Bugsnag Called"